As Visitas de Estudo no Ensino da História

  • Sérgio Couto
Palavras-chave: História Local, Património Histórico-Cultural, Visitas de estudo in loco

Resumo

O estudo apresentado foi realizado com uma turma do 7º ano de escolaridade do Colégio Bissaya Barreto, em Coimbra. A metodologia utilizada foi a Design Based Research (DBR), com recurso a um instrumento de avaliação qualitativa acerca das competências de autoaprendizagem. A aplicação didática realizada no âmbito de aproximar os alunos do Património Histórico-Cultural e da História da sua cidade foi uma visita de estudo in loco ao Criptopórtico Romano do Museu Nacional Machado de Castro. Os resultados mostram que a maioria dos alunos indicou que a atividade foi motivadora e que contribuiu para a sua aprendizagem, auxiliando-os a compreender melhor as temáticas abordadas nas aulas e a conhecer melhor o meio no qual estão inseridos, demonstrando capacidades de mobilizar os seus conhecimentos e revelando-se conscientes da responsabilidade pela aprendizagem ativa. 

Publicado
2022-02-16