A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico – Abordagens Didáticas na Aula de História

  • Edi Carreira
Palavras-chave: Reforma Protestante, Martinho Lutero, Diálogo ecuménico, Documentação em sala de aula, Sala de aula invertida

Resumo

Baseado num ano de experiência pedagógica de estágio e de pesquisa bibliográfica, este artigo pretende abordar um tema do 8º ano de escolaridade, inserido no 3º Ciclo do Ensino Básico português: a Reforma Protestante. Assim sendo, iremos analisar o contexto histórico tardo-medieval que antecede a ação religiosa de Martinho Lutero, comparar os três principais ramos protestantes em apreço no programa curricular e, seguidamente, efetuar uma breve análise sobre o estado recente do diálogo ecuménico entre Igrejas Cristãs. Por fim, iremos focar-nos na adaptação de diversa documentação em sala de aula e adaptá-la didaticamente à estratégia flipped classroom, procurando mostrar como os alunos podem preparar previamente certos temas, serem avaliados em sala de aula e potenciar o papel dos discentes como protagonistas do espaço letivo. 

Publicado
2022-02-16