A Batalha de Aljubarrota: Uma Estratégia de Ensino a Distância

  • Pedro Sebastião
Palavras-chave: Aljubarrota, Didática da História, Empatia histórica; Ideias tácitas, Covid-19.

Resumo

O presente artigo procura apresentar uma atividade didática para lecionar a Batalha de Aljubarrota ao 7º ano de escolaridade, num contexto de aulas não presenciais. No primeiro ponto deste estudo, apontam-se os elementos principais do contexto que levou à batalha e uma descrição resumida da mesma. No segundo ponto, procuramos apresentar uma definição de e-learning, o método de aprendizagem usado devido à pandemia de Covid-19, procurando caracterizar as suas principais vantagens e desvantagens. No terceiro ponto, apresentamos a atividade “General por um dia”, uma experiência pedagógica que não é nova, pois já foi utilizada no relatório de estágio curricular do ano letivo de 2018-2019, mas que foi adaptada para a realidade de ensino a distância. Procurámos também aplicar algumas das propostas de melhoramento da atividade que notámos na primeira experiência.

Publicado
2022-02-16