Sumário

Resumo

A investigação no âmbito da Educação Histórica atribuiu um importante destaque aos conceitos de segunda ordem, considerados fundamentais para a progressão do conhecimento histórico dos alunos, sobretudo a Evidência Histórica. No entanto, no domínio epistemológico este conceito encontra­se desfasado das suas potencialidades de trabalho, e a prática docente reconhecida como o principal agente limitador. A aula de História tem de ser um espaço privilegiado para o desenvolvimento de tarefas direcionadas para a apropriação e compreensão da noção de evidência e, adjacente a esta, à noção de fonte histórica. Neste trabalho, encontram­se sumariados alguns pontos que fazem parte de um estudo realizado no mestrado em ensino de História na Universidade de Coimbra. O estudo principal, de caráter teórico e descritivo, procura averiguar de que forma a exploração de fontes diversas pode constituir uma estratégia pedagógica relevante para a compreensão da evidência histórica. Esta investigação deu corpo a uma proposta fundamentada, acompanhada por um conjunto de materiais, capaz de problematizar este conceito

Publicado
2022-02-16