História da Arte e da arquitetura no Contexto da Sala de Aula Invertida

  • Marcelo Albuquerque Corrêa
Palavras-chave: Alinhamento Construtivo, História da Arte, História, A Arquitetura, Sala de Aula Invertida, Metodologias Ativas

Resumo

A Metodologia de Ensino/Aprendizagem desenvolvida para esta
Disciplina percorre toda a História da Arte, da Arquitetura e das
cidades, desde a pré-história até os dias de hoje. Por ser muito complexa e extensa e, portanto, não ser fácil de se condensar, tomou-se
a iniciativa de se observar as Propostas Pedagógicas do Alinhamento
Construtivo de John Biggs, elegendo a Metodologia da Sala de Aula
Invertida, de Bergmann e Sams, as principais Práticas Pedagógicas.
Por meio da criação de conteúdos autorais, seguidos das Metodologias Ativas, partiu-se da realidade direta e da experiência no
cotidiano para atingir os objetivos fundamentais da Disciplina. Este
Artigo apresenta o desenvolvimento e a reflexão sobre as práticas
durante os anos de 2018 e 2019, no Curso de Arquitetura e Urbanismo
do Centro Universitário UNA.

Publicado
2022-03-10