Relato de Experiência

Aprendizagens da Finlândia

  • Fernando Novais da Silva
Palavras-chave: Aprendizagem Autêntica, Educação na Finlândia, Empreendedorismo, Competência, Abordagem Colaborativa, Experiência de Aprendizagem

Resumo

Este estudo propõe uma série de ações, atividades acadêmicas e
referências voltadas a experiências de uma equipe de professores
brasileiros que fizeram um Curso híbrido na Finlândia. Trata-se de um
relato de experiência com o objetivo de entender, aprender e adaptar
os moldes finlandeses, de forma que todas as experiências, metodologias, dinâmicas e mentalidades pudessem ser transformadas e trazidas para o Brasil. A imersão foi de maio a novembro de 2018. Trata-se
de um Estudo Exploratório, com Análise Descritiva sustentada por
Referenciais Bibliográficos. Foram 16 Instituições de Ensino Superior
Privado brasileiras. Dos resultados obtidos, saíram 6 Projetos, e um
deles é apresentado com detalhes e disponibilizado por uma das Instituições. Com relação aos resultados, percebe-se que há um esforço
dos Projetos em busca de reunir contribuições e Práticas Pedagógicas
voltadas para as necessidades específicas dos estudantes, dando mais
autonomia e liberdade, de forma empreendedora.

Publicado
2021-07-01