• Revista Pluri  v. 1 n. 1 (2018) Revista Pluri
    v. 1 n. 1 (2018)

    APRESENTAÇÃO

    A Revista Pluri, vinculada ao “Programa Interdisciplinar de Práticas Científicas, Tecnológicas e Profissionais da Pró Reitoria de Educação a Distância”, é uma publicação de estudos interdisciplinares, temática, e com o propósito de discutir a História da Ciência em seus diversos aspectos: Sociais, Políticos, Econômicos e Tecnológicos, integrando os diversos ramos do conhecimento, objetivando intensificar o intercâmbio acadêmico com pesquisadores e docentes que desenvolvem pesquisas que estimulam o debate e o saber embasado. A Pluri, como não poderia deixar de ser, vinculada ao programa de práticas cientificas, se abre para os novos pesquisadores que estão iniciando a vida acadêmica e profissional, nela trazemos espaço para comunicações de pesquisa discente e resenhas de livros e trabalhos acadêmicos.

    Esta revista passa a integrar o rol de iniciativas que foram sendo desenvolvidas no âmbito da Cruzeiro do Sul Virtual durante o ano de 2018 para fomentar o ensino e a pesquisa. A revista será temática e articulada com os debates sócio, político e econômicos, de forma crítica, respeitando as divergências de opinião, característica que deve ser a dinâmica de nossas publicações para fomentar o progresso das ciências em suas mais variadas formas. O primeiro número traz a temática, “Pluri Número Zero: Percursos”.

    Neste número de lançamento trazemos a reflexão de profissionais atuantes em Instituições de Ensino Superior e Núcleos de Pesquisa do país e do exterior com experiência em pesquisa e participação em eventos acadêmicos de suas respectivas áreas. Nossos autores são formados em diferentes cursos de graduação e pós-graduação, com especialização nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Exatas, Biológicas, Saúde e Engenharias, respeitados pelos pares em suas áreas de especialidade: Antropologia, Arquitetura, História, Teologia, Direito, Educação, Letras, Engenharia, Política Institucional, entre outras, e irão colaborar bastante para o debate/conhecimento dos que pesquisam a temática abordada neste número, no qual trazem “os percursos” que fizeram durante sua formação e atuação profissional, em suas múltiplas faces, percorrendo caminhos que perpassam as mais variadas áreas do conhecimento, com suas teorias e metodologias. As abordagens teóricas, os métodos e as fontes são bastante amplas e colaboram para engrandecer nossa proposta temática. Os pesquisadores aqui reunidos trazem reflexões atuais, consistentes e instigantes, colaborando assim para o engrandecimento do debate científico.

    Entre os colaboradores deste primeiro número temos profissionais presentes em Universidades Brasileiras e Estrangeiras como, por exemplo, nas brasileiras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e do exterior, Universidad Salamanca (Espanha), Universidad O’Higgins e Universidad SEK (Chile), Universidad La Plata (Argentina).

    Estas parcerias serão estimuladas na medida em que a divulgação da Revista Pluri será bilíngue, português-espanhol, fomentando o debate das ciências no âmbito de Iberoamérica, ainda que sem fecha-lo para outras múltiplas e profícuas contribuições que poderão surgir do universo acadêmico global.

    Finalmente, agradecemos às parcerias e colaboradores deste primeiro número da Revista Pluri. 

     

    São Paulo, Dezembro de 2018.

    Editores Responsáveis

    Profa. Dra. Andrea Borelli

    Prof. Dr. Marcos Andrei Ota

    Prof. Dr. Edgar da Silva Gomes

     

1 a 1 de 1 itens