Análise da Narrativa do Jogo Eletrônico

Estrutura, Imaginário e Mito em Super Mário Bros

  • Publicação Cruzeiro do Sul Virtual

Resumo

Este artigo investiga a narrativa da franquia de jogos eletrônicos
Super Mário Bros a partir dos trabalhos de Campbell (2005),
que trata da função dos mitos e da jornada do herói; Durand (2001),
que discorre sobre o imaginário como ferramenta para lidar com a
angústia existencial (o tempo que passa e a morte que se aproxima
inexoravelmente); Propp (1984), que executa extensa catalogação das
estruturas narrativas existentes nos contos maravilhosos; e Todorov
(2003), que se debruça sobre a questão da narrativa a partir da intriga
e que investiga as variações possíveis à época para os romances do
tipo policial. O corpus de trabalho são os títulos Super Mario Bros.
(1985); Super Mario Bros 3 (1988); Super Mario World (1990); Super
Mario 64 (1996) e Super Mario Galaxy (2006).

Publicado
2019-11-05
Como Citar
CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL, Publicação. Análise da Narrativa do Jogo Eletrônico. REVISTA PLURI, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 46-54, nov. 2019. ISSN 2596-1098. Disponível em: <http://revistapluri.cruzeirodosulvirtual.com.br/index.php/pluri/article/view/89>. Acesso em: 05 dez. 2019.