As Ações Afirmativas por Critério Étnico-Racial no Ensino Superior Brasileiro: Análise Antropológica e Jurídica

  • Antônio Augusto Bonatto Barcellos
  • Bruno Fontes Corrêa

Resumo

Trata-se de um trabalho que busca analisar a questão das ações afirmativas no ambiente universitário brasileiro. Procurou-se dialogar entre a antropologia e a técnica jurídica de maneira a apresentar as justificativas, argumentos e resultados das políticas de ações afirmativas no Brasil, desde diferentes pontos de vista. Este artigo apresenta e discute, ainda, argumentos e estatísticas sobre o assunto, de maneira a proporcionar ao leitor/pesquisador uma visão mais aprofundada sobre o tema.
Palavras-Chave: Quotas, Ações Afirmativas, Étnico-racial, Ensino e Superior.

Abstract
This paper seeks to analyze the issue of affirmative actions in the Brazilian university environment. We sought to dialogue between anthropology and legal technique in order to present the justifications, arguments and results of affirmative action policies in Brazil, from different points of view. Arguments and statistics on the subject are presented and discussed in order to provide the reader / researcher with a deeper insight into the subject.
Keywords:  Affirmative Actions, Ethnic-Racial, University and College

Publicado
2019-11-05
Como Citar
BONATTO BARCELLOS, Antônio Augusto; CORRÊA, Bruno Fontes. As Ações Afirmativas por Critério Étnico-Racial no Ensino Superior Brasileiro: Análise Antropológica e Jurídica. REVISTA PLURI, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 9-20, nov. 2019. ISSN 2596-1098. Disponível em: <http://revistapluri.cruzeirodosulvirtual.com.br/index.php/pluri/article/view/85>. Acesso em: 14 abr. 2021. doi: https://doi.org/10.26843/rpv122019p9-20.