A Brinquedoteca Virtual como Estratégia de Vivências Ativas na Educação a Distância do Curso de Formação de Professores/Pedagogia

  • Carmen Lúcia Tozzi Mendonça Conti
  • Evelyn Camponucci Cassillo Rosa
  • Simone Martiningui Onzi

Resumo

Na condição de relato de experiência inovadora, o presente trabalho toma como referencial empírico as atividades realizadas com as acadêmicas do curso de Pedagogia, da Cruzeiro do Sul Virtual, modalidade EaD, do Centro Universitário da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul – RS. O relato aborda experiências realizadas durante o segundo semestre de 2019, em que os acadêmicos, nas disciplinas de “Alfabetização e Letramento”, “Fundamentos Metodológicos do Ensino da Matemática” e “Fundamentos Metodológicos do Ensino da Arte e Música” realizaram atividades/oficinas, a partir de experiências e interações on-line, organizadas e ofertadas na Brinquedoteca Virtual de seu ambiente virtual de aprendizagem. Posteriormente, tiveram a oportunidade de utilizar o espaço físico da brinquedoteca da instituição, construindo e aplicando jogos pedagógicos que pudessem auxiliar seus futuros estudantes a desenvolverem habilidades necessárias para aprendizagem dos conteúdos que seriam abordados em ambiente educacional e/ou em sala de aula. A partir dos resultados apresentados pelos acadêmicos, e considerando um design inovador e de fácil interatividade, procuramos destacar a importância da construção e implementação de soluções inovadoras como a Brinquedoteca Virtual na formação de professores e na prática educativa em ambientes escolares e não escolares.
Palavras-Chave: Brinquedoteca Virtual; Práticas pedagógicas; Ambiente virtual de aprendizagem; Inovação.

Abstract
As an innovative experience report, the present work takes as an empirical reference the activities performed with the students of the Pedagogy Course, from Cruzeiro do Sul Virtual, distance education modality, from the University Center of Serra Gaúcha in Caxias do Sul - RS. The report approaches experiences carried out during the second semester of 2019, in which academics, in the subjects of “Literacy and Literacy”, “Methodological Fundamentals of Teaching Mathematics” and “Methodological Fundamentals of Teaching Art and Music” accomplished activities/ workshops from online experiences and interactions, organized and offered in the Virtual Toy Library of your virtual learning  environment. Subsequently, they had the opportunity to use the physical space of the institution’s toy library, building and applying educational games that could help their future students to develop the necessary skills to learn the contents that would be addressed in the educational enviroment and/or in the classroom. Based on the results presented by academics, and considering an innovative design and easy interactivity, we look for to contrast the importance of building and implementing innovative solutions such as the Virtual Toy Library in the training of teachers and in educational practice in school and non-school environments.
Keywords: Virtual Toy Library, Pedagogical Practices, Virtual Learning Enviroment, Innovation

Publicado
2020-08-13
Como Citar
CONTI, Carmen Lúcia Tozzi Mendonça; CASSILLO ROSA, Evelyn Camponucci; ONZI, Simone Martiningui. A Brinquedoteca Virtual como Estratégia de Vivências Ativas na Educação a Distância do Curso de Formação de Professores/Pedagogia. REVISTA PLURI, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 139-148, ago. 2020. ISSN 2596-1098. Disponível em: <http://revistapluri.cruzeirodosulvirtual.com.br/index.php/pluri/article/view/142>. Acesso em: 30 out. 2020. doi: https://doi.org/10.26843/rpv132020p139-148.