A Paz como Fator de Aprendizado no Ambiente Escolar

  • Francisco das Chagas Barbosa Brandão

Resumo

Este trabalho abordou a seguinte temática: a paz como fator do aprendizado no ambiente escolar. O texto foi estruturado em cinco seções: capítulo um abordando a violência em seus conceitos gerais, o segundo capítulo focando violência escolar, o terceiro capítulo apresentando a relação entre escola e educação, e o quarto, a pesquisa de campo realizada. O objetivo deste trabalho consistiu em levantar, na literatura específica, histórico, causas e possíveis soluções até agora sugeridas por autores pertinentes para o problema da violência, ou seja, para o estabelecimento da paz no ambiente escolar. A justificativa para a escolha do tema consistiu no interesse em investigar a questão da violência no ambiente escolar e de forma a substituir a violência pela paz. A conclusão foi que, para resolver esse impasse, é preciso plano de ação integral, afetividade, cumplicidade, solidariedade e muito amor.
Palavras-chave: Paz; Ambiente escolar; Aprendizado.


Abstract
This study addresses the following theme: Peace as a learning factor in the school environment. The text is divided into five sections: The first chapter addresses violence in general, the second chapter focuses on school violence, the third chapter shows the relationship between school and education, and the fourth chapter discusses completed field research. The objective of this work was to investigate literature, history, causes, and possible solutions so far suggested by relevant authors to the problem of violence; that is, for the establishment of peace in the school environment. The rationale behind the choice of this subject came from an interest in investigating the issue of violence in the school environment and how to substitute violence for peace. The final conclusion was that to resolve this impasse it takes a comprehensive action plan filled with affection, complicity, solidarity and ample love. Peace; School environment; Learning.
Keywords: Peace; School environment; Learning.

Publicado
2020-08-13
Como Citar
BRANDÃO, Francisco das Chagas Barbosa. A Paz como Fator de Aprendizado no Ambiente Escolar. REVISTA PLURI, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 95-122, ago. 2020. ISSN 2596-1098. Disponível em: <http://revistapluri.cruzeirodosulvirtual.com.br/index.php/pluri/article/view/140>. Acesso em: 30 out. 2020. doi: https://doi.org/10.26843/rpv132020p95-122.