A Ficcionalização da Memória Coletiva, um Estudo de Caso Sobre a Obra Cinematográfica “Narradores de Javé”
Resumo
A linguagem cinematográfica - ou seja, seus símbolos, mitos e ícones - possui uma relação estreita com os processos de percepção, registro e evocação da memória, especialmente, quando tratamos de memória coletiva. A forma como idealizamos nosso passado; o estereótipo que delineamos sobre figuras emblemáticas como as dos nossos pais; a capacidade de selecionar o que será memorável; entre outras questões, perpassam pelas tramas complexas e subjetivas de
aspectos da linguagem cinematográfica. Para citar um deles, temos a montagem. No presente texto, procuramos detalhar as associações mais latentes entre memória e cinema, numa perspectiva de cogitar a ficcionalização que assola nosso imaginário, e por conseguinte, nossa memória coletiva.
Palavras-chave: cinema; memória; memória coletiva; ficcionalização e montagem.
Abstract
A cinematographic language - your symbols, myths and icons - has a close relationship with the processes of perception, recording and evocation of memory, especially when dealing with collective memory. The way we idealize our past; the stereotype that delineates about symbolic figures like our parents; an ability to select or memorize; among other issues related to complex and subjective plots of aspects of cinematographic language. One of them is a montage. In this text, we try to describe conections more latents between memory and cinema, in a perspective of considering the fictionalization that plagues our imaginary, and for considering, our collective memory.
Keywords: Movie; Memory; Collective memory; Fictionalization; Montage.