O Ensino de História da África: Projetos Institucionais e o Processo de Formação de Professores

  • Patrícia Rodrigues da Silva
  • Keith Valéria de Oliveira Barbosa

Resumo

Propomos neste artigo uma reflexão sobre a emergência dos estudos sobre história da África e sua inserção no ensino básico. A experiência vivenciada no PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), na Universidade Federal do Amazonas, possibilitou refletir sobre as contribuições e importância da História da África no processo de ensino e aprendizagem de História, e no processo de formação de professores de História. 
Palavras-chave: História da África; Educação étnico-racial; Literacia histórica, Consciência histórica.


Abstract:
In this paper, we propose a reflection on the rising of studies on the African history and its insertion in basic education. The lived experiences in PIBID (Institutional Program of Initiation to Teaching), at the Federal University of Amazonas, started a reflection process around the contribution and the relevance of African History, into the African History teaching and learning process and in the history teacher formation process.
Keywords: History of African; Ethnic-racial Education; Historical Literacy; Historical Awareness.

Publicado
2020-08-13
Como Citar
DA SILVA, Patrícia Rodrigues; BARBOSA, Keith Valéria de Oliveira. O Ensino de História da África: Projetos Institucionais e o Processo de Formação de Professores. REVISTA PLURI, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 19-28, ago. 2020. ISSN 2596-1098. Disponível em: <http://revistapluri.cruzeirodosulvirtual.com.br/index.php/pluri/article/view/132>. Acesso em: 30 out. 2020. doi: https://doi.org/10.26843/rpv132020p19-28.