Produção Escrita no Ensino Fundamental com Base no Tripé Gêneros Textuais, Sequências Textuais e Didáticas

  • Publicação Cruzeiro do Sul Virtual

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as sequências textuais narrativa
e descritiva em produções de alunos do Ensino Fundamental, com
o intuito de verificar como essas sequências textuais se configuram
nas produções escritas dos alunos. O corpus de análise compõe-se
de uma produção escrita de uma aluna do 5o ano do Ensino Fundamental,
obtido a partir do desenvolvimento de atividades trabalhadas
em uma sequência didática de três aulas. Para apresentação de tal
propósito, dividiremos o artigo em duas partes: na primeira apresentaremos
os conceitos de gêneros textuais, como os de Marcuschi
(2002); sequências narrativas, como os de Adam (2008), Cabral (2013)
e Sparano e colaboradores (2012); sequências descritivas, como os de
Marquesi (2004) e sequências didáticas, como os de Dolz, Noverraz
e Schneuwly (2004), entre outros; e, na segunda, analisaremos a
produção escrita que apresenta algumas dificuldades, por parte da
aluna estudada, na composição de sequências textuais e aponta para
a necessidade de atividades de retextualização como possibilidades
de trabalho para a melhoria da prática de produção escrita e meio
de complementar as lacunas observadas nas análises do corpus.

Publicado
2019-11-05
Como Citar
CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL, Publicação. Produção Escrita no Ensino Fundamental com Base no Tripé Gêneros Textuais, Sequências Textuais e Didáticas. REVISTA PLURI, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 199-210, nov. 2019. ISSN 2596-1098. Disponível em: <http://revistapluri.cruzeirodosulvirtual.com.br/index.php/pluri/article/view/103>. Acesso em: 05 dez. 2019.